Licenciatura em Educação Primária (Bilíngue)

Apresentação

A Universidade Internacional do Cuanza inclui em sua oferta acadêmica a Licenciatura em Educação Primária (bilíngue) com a finalidade de responder às necessidades e aos interesses de formação de estudantes que desejam exercer a profissão de Professor na Educação Primária (etapa obrigatória entre os 6 e os 12 anos) no ensino público ou privado.

A Educação Primária constitui um campo de profissionalização e inquestionável interesse científico em todo o mundo. Neste sentido, a Universidade oferece um plano de estudos totalmente ajustado às demandas do mercado profissional e adaptado às características da sociedade actual: multilíngue, global e digital.

Características da Licenciatura em Educação Primária (Bilíngue):

  • Plano bilíngue de estudos: O futuro professor alcança, durante sua formação, um nível C1 em inglês com o objectivo de, ao finalizar seus estudos, ser capaz de lecionar qualquer disciplina neste idioma.
  • Práticas docentes curriculares ao longo dos quatro anos de curso: Tem o objectivo de desenvolver nos professores em formação competências profissionais muito importantes, como a inteligência emocional, a autoconsciência e a regulação, a prática reflexiva, assim como a possibilidade de realizar intervenções docentes supervisionadas em contextos educativos reais e de elaborar propostas de melhorias e inovações.
  • Currículo centrado:
    • Na aquisição de conhecimentos e instrumentos que ajudam o aluno a fundamentar a reflexão psico-socio-pedagógica da acção educativa;
    • Na aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades que permitam alcançar o nível de maturidade pessoal necessária para poder assumir as responsabilidades próprias da profissão;
    • Na criação de situações de ensino-aprendizagem que desafiam o aluno a refletir criticamente sobre seu processo de formação e seu desenvolvimento profissional.
  • Especialização em uma das seguintes áreas:
    • Línguas Estrangeiras – Inglês.
    • Educação Física.
  • Aquisição de competências informáticas e informacionais.
  • Disponibilidade de instalações modernas onde o aluno pode desenvolver as competências práticas da licenciatura.

Competências

O profissional que culmine satisfatoriamente a Licenciatura em Educação Primária (Bilíngue) estará qualificado para:

  • Dominar os conhecimentos necessários para compreender o desenvolvimento da personalidade e os processos educativos na faixa etária de 6 a 12 anos.
  • Conhecer as áreas curriculares da Educação Primaria, a relação interdisciplinar entre elas, os critérios de avaliação e os conhecimentos didáticos relacionados com os procedimentos de ensino-aprendizagem.
  • Organizar o processo educativo e em particular, o de ensino-aprendizagem mediante o domínio de técnicas e estratégias necessárias para o desenvolvimento das competências para a Educação Primária.
  • Analisar os processos didáticos e planificar avaliações de acordo com os critérios curriculares estipulados para as disciplinas da Educação Primária.
  • Identificar acções relacionadas com a educação em valores que contribuam ao desenvolvimento de uma cidadania ativa e democrática.
  • Analisar de forma crítica as questões mais relevantes da sociedade actual que afetam a educação familiar e escolar tais como: impacto social e educativo das linguagens audiovisuais, questões de gênero, diversidade cultural, inclusão social e desenvolvimento sustentável.
  • Identificar e planear a solução de situações educativas que afetem estudantes com diferentes capacidades e distintos ritmos de aprendizagem.
  • Conhecer e aplicar as tecnologias da informação e comunicação. Discernir seletivamente a informação audiovisual que contribua às aprendizagens esperadas para a Educação Primária.
  • Refletir sobre as práticas de aula para inovar e melhorar o trabalho docente.
  • Conhecer os aspectos relacionados à boa convivência em sala de aula e no centro educativo, e contribuir à resolução/mediação pacífica de conflitos.

Saídas Profissionais

  • Professor do Ensino Primário em centros públicos e privados.
  • Assessor pedagógico em bibliotecas, brinquedotecas, salas de aula hospitalares, museus, teatros, etc.
  • Autor, revisor e coordenador pedagógico de materiais didáticos, de livros-texto e/ou de programas informáticos associados ao e-learning.
  • Secretário, orientador de estudos ou director de centros educacionais.

Formação Bilíngue

Formação para um mundo sem fronteiras

Inglês e Espanhol: fundamentais tanto para o presente como para o futuro

Atualmente, uma das ferramentas imprescindíveis na comunicação internacional e a chave que abre as possibilidades para encontrar um bom emprego, tanto em Angola como no restante do mundo é poder comunicar-se em idiomas como o inglês e o espanhol.

Em nosso país, 80% das ofertas de trabalho já pedem um excelente domínio de idiomas e, em muitas ocasiões, este critério é colocado acima de outros como o currículo ou a trajetória profissional.

Por isso, a Universidade Internacional do Cuanza considera a importância da aprendizagem de línguas entre os estudantes de graduação e incentiva-os a matricularem-se, desde o primeiro ano, nas turmas de reforço para concluir com êxito as disciplinas oferecidas em outros idiomas ao longo do curso.

Deste modo, independentemente de seu nível inicial, com um plano de apoio global baseado em tutorias, materiais específicos e grupos de trabalho muito reduzidos, o aluno pode acompanhar as aulas em um sistema bilíngue português/inglês e português/espanhol  de maneira progressiva e, ao finalizar os estudos, terá adquirido competências bilíngues para o exercício de sua profissão.

Titulação

Licenciatura em Educação Primária (Bilíngue)

Plano de estudos

SEMESTRE 1
DISCIPLINA HSEM
TIC 120
Língua Portuguesa I 120
Sociologia da Educação: Mudanças Sociais, Educacionais e Multiculturalidade 120
Espanhol I 120
Inglês I 120
SEMESTRE 2
DISCIPLINA HSEM
História e Antropologia da Educação: Teorias e Práticas 120
Língua Portuguesa II 120
Psicologia do Desenvolvimento 120
Espanhol II 120
Inglês II 120
SEMESTRE 3
DISCIPLINA HSEM
Língua Portuguesa III 120
Psicopedagogia da Aprendizagem e da Educação 120
Aprendizagem da Matemática e sua Didática I 120
Sistemas Educativos, Contexto Institucional e Gestão Escolar 120
Inglês III 120
SEMESTRE 4
DISCIPLINA HSEM
Didática da Língua e Literatura 120
Orientação Educacional e Tutorial 120
Aprendizagem da Matemática e sua Didática II 120
Didática, Projeto Curricular e Programação 120
Inglês IV 120
SEMESTRE 5
DISCIPLINA HSEM
Estágio Curricular I 360
Planejamento, gestão e inovação 120
Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras 120
SEMESTRE 6
DISCIPLINA HSEM
Educação Física e sua Didática 120
Diversidade e Educação Inclusiva 120
Educação Artística 120
Educação Musical 120
Inglês V 120
SEMESTRE 7
DISCIPLINA HSEM
Didática das Ciências Experimentais 120
Ensino e Aprendizagem do Conhecimento do Meio Natural, Social e Cultural 120
Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua 120
Didática das Ciências Sociais 120
Inglês VI 120
SEMESTRE 8
DISCIPLINA HSEM
Estágio Curricular II 480
Trabalho de Conclusão de Curso 120

Perfil de entrada

Definição dos requisitos necessários para acesso ao curso:

  • Comprovação de conclusão do ensino médio;
  • Para a Licenciatura em Educação Primária o candidato deve ter feito o médio nas áreas de ciências sociais, econômicas e jurídicas;
Pedir Informação
Informações