Licenciatura em Engenharia Ambiental

Apresentação

Os problemas ambientais vieram avançando em consonância com o desenvolvimento industrial, daí a sociedade ter que enfrentá-los antes que se alcance uma situação insustentável.

Nesse contexto, a Engenharia Ambiental, como ferramenta de prevenção a favor do desenvolvimento sustentável, constitui o ramo da engenharia encarregada de proteger o meio ambiente contra os aspectos potencialmente daninhos das actividades humanas, das populações, dos factores ambientais adversos e, finalmente, visando melhorar a qualidade ambiental para a saúde e o bem-estar humanos.

A Licenciatura em Engenharia Ambiental efetua uma abordagem sob o ponto de vista técnico aos diferentes problemas ambientais derivados das actividades industriais, e propõe a adoção de soluções e boas práticas, sempre tendo em conta os factores econômicos e sociais.

Competências

O profissional que culmine satisfatoriamente a Licenciatura em Engenharia Ambiental estará qualificado para:

  • Identificar os problemas ambientais que caracterizam a sociedade actual e o papel desempenhado pela engenharia ambiental como protetora do meio.
  • Compreender a gestão dos resíduos químicos e industriais sob uma perspectiva não excludente, ou seja, envolvendo a maior parte dos departamentos e a política geral da empresa.
  • Identificar os tratamentos aos quais se submete a água destinada ao consumo humano, e descrever as características das águas residuárias, dependendo das actividades industriais que as geram (têxtil, papeleira, alimentícia, recobrimento de superfícies, entre outras.) e os tratamentos mais adequados a cada caso.
  • Indicar as medidas corretivas impostas a todas as indústrias, no intuito de não se deixar cair os níveis de qualidade do ar admissíveis durante o tempo de funcionamento da instalação em condições normais.
  • Compreender os principais processos de valorização energética para a obtenção energia elétrica dos resíduos que, em outras condições, seriam depositados em aterro.
  • Identificar as ferramentas necessárias à caracterização da contaminação edáfica, assim como as tecnologias de recuperação empregadas na descontaminação de solos e as de acompanhamento e posterior controlo.
  • Descrever o Sistema de Gestão Ambiental (SGAs) como ferramenta com que se visa organizar e formalizar os procedimentos aplicados pela empresa ao considerar os aspectos ambientais em todas as suas actividades.

Saídas Profissionais

  • Consultor ambiental independente
  • Assessor organizacional em meio ambiente
  • Técnico ambiental em municípios
  • Especialista em meio ambiente
  • Assessor para a implantação de Sistemas de Gestão Ambiental na Empresa
  • Docência

Formação Bilíngue

Formação para um mundo sem fronteiras

Inglês e Espanhol: fundamentais tanto para o presente como para o futuro

Atualmente, uma das ferramentas imprescindíveis na comunicação internacional e a chave que abre as possibilidades para encontrar um bom emprego, tanto em Angola como no restante do mundo é poder comunicar-se em idiomas como o inglês e o espanhol.

Em nosso país, 80% das ofertas de trabalho já pedem um excelente domínio de idiomas e, em muitas ocasiões, este critério é colocado acima de outros como o currículo ou a trajetória profissional.

Por isso, a Universidade Internacional do Cuanza considera a importância da aprendizagem de línguas entre os estudantes de graduação e incentiva-os a matricularem-se, desde o primeiro ano, nas turmas de reforço para concluir com êxito as disciplinas oferecidas em outros idiomas ao longo do curso.

Deste modo, independentemente de seu nível inicial, com um plano de apoio global baseado em tutorias, materiais específicos e grupos de trabalho muito reduzidos, o aluno pode acompanhar as aulas em um sistema bilíngue português/inglês e português/espanhol  de maneira progressiva e, ao finalizar os estudos, terá adquirido competências bilíngues para o exercício de sua profissão.

Titulação

Licenciatura em Engenharia Ambiental

Plano de estudos

SEMESTRE 1
DISCIPLINA HSEM
Física A 120
Matemática A 120
Espanhol I 120
TIC 120
Língua Portuguesa I 120
SEMESTRE 2
DISCIPLINA HSEM
Física B 120
Matemáticas B 120
Espanhol II 120
Desenho Técnico 120
Química A 120
SEMESTRE 3
DISCIPLINA HSEM
Matemática I 120
Física 120
Química 120
Sistemas de Representação Gráfica 120
Inglês I 120
SEMESTRE 4
DISCIPLINA HSEM
Química orgânica 120
Engenharia de Materiais 120
Informática 120
Eletricidade e Eletrônica 120
Inglês II 120
SEMESTRE 5
DISCIPLINA HSEM
Tecnologia Elétrica 120
Ecologia 120
Fundamentos da Engenharia de Processos 120
Estatística I 120
Matemática Numérica 120
SEMESTRE 6
DISCIPLINA HSEM
Mecânica de Fluidos 120
Recursos Naturais 120
Operações Unitárias I 120
Topografia 120
Edafologia e Climatologia 120
SEMESTRE 7
DISCIPLINA HSEM
Organização de Empresas 120
Tecnologias de Tratamento da Água 120
Toxicologia Ambiental 120
Tratamento de Solos Contaminados 120
Tecnologia de Frio e Calor 120
SEMESTRE 8
DISCIPLINA HSEM
Economia ambiental 120
Poluição atmosférica 120
Tecnologias de Tratamento de Resíduos 120
Resistência de Materiais 120
Direito Ambiental e Mudanças Climáticas 120
SEMESTRE 9
DISCIPLINA HSEM
Gestão Ambiental e Auditoria 120
Projetos 120
Tecnologia Energética 120
Avaliação do Impacto Ambiental 120
Planejamento e Organização do Território 120
SEMESTRE 10
DISCIPLINA HSEM
Estágio Curricular 360
Trabalho de Fim de Curso 240

Perfil de entrada

Definição dos requisitos necessários para acesso ao curso:

  • Comprovação de conclusão do ensino médio
  • Para a Licenciatura em Engenharia Ambiental o candidato deve ter feito o médio nas áreas de engenharia e tecnologias, ou ciências exatas
Pedir Informação
Informações