Licenciatura em Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares

Apresentação

A Licenciatura em Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares tem uma grande saída profissional, dada a crescente demanda de engenheiros formados especificamente neste campo. As indústrias agroalimentares sentem, cada vez mais, a necessidade de inovar e diferenciar-se da concorrência, para isto, requerem engenheiros especializados neste ramo de conhecimentos e capazes de enfrentar os desafios de um mercado globalizado e em constante evolução.

O plano de estudos da Universidade Internacional do Cuanza conta com uma base de conhecimentos do ramo das ciências e da engenharia que é complementado com outras matérias focadas nas necessidades actuais da indústria agroalimentar: produção de matérias-primas, engenharia e tecnologia dos alimentos, economia, organização e gestão. Além disso, a Licenciatura em Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares capacita para o exercício da profissão regulamentada de Engenheiro Técnico Agrícola, em sua especialização em Indústrias Agrárias e Alimentares.

A Universidade conta com instalações modernas que incluem laboratórios técnicos (Bioquímica e Fisiologia, Bromatologia e Tecnologia de Alimentos, e Tecnologia Culinária), onde o aluno poderá desenvolver amplamente as competências práticas e realizar Projetos transversais como os que encontrará posteriormente no mundo profissional.

Competências

O profissional que culmine satisfatoriamente a Licenciatura em Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares estará qualificado para:

  • Organizar processos produtivos ideais nas indústrias Agrárias e Alimentares.
  • Modelar processos na indústria agroalimentar para assegurar uma adequada gestão da qualidade e segurança alimentar.
  • Utilizar aplicações de biotecnologia na Engenharia agrícola e pecuária para otimizar a produtividade.
  • Resolver problemas de transferência de tecnologias no campo agrário e alimentar industrial.
  • Administrar efetivamente a produção, protecção e exploração animal, assim como as possibilidades de melhoria genética.
  • Desenvolver de forma exitosa a resolução de problemas na Engenharia agrícola aplicando conhecimentos de matemática, física, geologia, morfologia do terreno e climatologia.
  • Avaliar e corrigir o impacto ambiental dos processos e tecnologias produtivas agroalimentares.
  • Participar de maneira efetiva em grupos multidisciplinares, contribuindo com criatividade e aplicação de conhecimentos básicos à resolução de problemas complexos.
  • Comunicar-se acertadamente no idioma inglês de forma oral e escrita.

Saídas Profissionais

  • Gestão e controlo dos processos de produção de alimentos: elaboração de óleos e gorduras, processamento de frutas e hortaliças, cereais, produtos lácteos, cárneos, produtos da pesca, conservas, alimentos fermentados, especiarias, bebidas estimulantes, edulcorantes, novos alimentos, etc.
  • Engenharia e consultoria: criação, construção, montagem, pesquisa e desenvolvimento tecnológico de maquinário, instalações e controlo de processos. Modelização e otimização de processos.
  • Direção técnica: de empresas e indústrias do sector alimentício, assim como técnico de comercialização e marketing.
  • Outros sectores: empresas de acreditação e certificação, entidades de aplicação e acompanhamento de programas de qualidade, centros de PD&I, entidades bancárias, de avaliação e seguros, e sector administrativo e educacional.

Formação Bilíngue

Formação para um mundo sem fronteiras

Inglês e Espanhol: fundamentais tanto para o presente como para o futuro

Atualmente, uma das ferramentas imprescindíveis na comunicação internacional e a chave que abre as possibilidades para encontrar um bom emprego, tanto em Angola como no restante do mundo é poder comunicar-se em idiomas como o inglês e o espanhol.

Em nosso país, 80% das ofertas de trabalho já pedem um excelente domínio de idiomas e, em muitas ocasiões, este critério é colocado acima de outros como o currículo ou a trajetória profissional.

Por isso, a Universidade Internacional do Cuanza considera a importância da aprendizagem de línguas entre os estudantes de graduação e incentiva-os a matricularem-se, desde o primeiro ano, nas turmas de reforço para concluir com êxito as disciplinas oferecidas em outros idiomas ao longo do curso.

Deste modo, independentemente de seu nível inicial, com um plano de apoio global baseado em tutorias, materiais específicos e grupos de trabalho muito reduzidos, o aluno pode acompanhar as aulas em um sistema bilíngue português/inglês e português/espanhol  de maneira progressiva e, ao finalizar os estudos, terá adquirido competências bilíngues para o exercício de sua profissão.

Titulação

Licenciatura em Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares

Plano de estudos

1º ANO
1º Semestre 2º Semestre
Física A Física B
Matemáticas A Matemáticas B
Espanhol I Espanhol II
TIC Desenho Técnico
Língua Portuguesa I Química A
2º ANO
3º Semestre 4º Semestre
Matemáticas I Informática
Física Eletricidade e Eletrônica
Biología Microbiologia e Parasitologia
Bioquímica Topografia
Química Estatística
3º ANO
5º Semestre 6º Semestre
Matemática Numérica Hidráulica e Hidrologia
Fundamentos de Engenharia de Procesos Mecânica de Fluidos
Bromatologia I Administração da Produção e Logística
Tecnologia Elétrica Edafologia e Climatologia
Inglês I Inglês II
4º ANO
7º Semestre 8º Semestre
Produção de Matérias-Primas Vegetais Processamento de Alimentos de Origem Vegetal
Produção de Matérias-Primas Animais Processamento de Alimentos de Origem Animal
Higiêne, Qualidade e Segurança Alimentar Instalações Elétricas de BT, Luminotecnia
Tecnologia de Frío e Calor Resistência de Materiais
Gestão da Empresa Tecnologia de Industrías Agroalimentarias
5º ANO
9º Semestre 10º Semestre
Gestão de Resídos e Aproveitamento de Subprodutos Produção e Proteção de Cultivos
Otimização da Produção e Valorização de Alimentos Estágio Curricular
Construções Trabalho de Fim de Curso
Projetos -
Engenharia das Explorações Agropecuárias -

Perfil de entrada

Definição dos requisitos necessários para acesso ao curso:

  • Comprovação de conclusão do ensino médio
  • Para a Licenciatura em Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares o candidato deve ter feito o médio nas áreas de engenharia e tecnologias, ou ciências exatas
    Pedir Informação
    Informações