Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética

Apresentação

A crescente evidência científica existente relaciona o tipo de alimentação e a saúde, tornando necessários profissionais com formação adequada em Nutrição Humana e Dietética para intervir sobre a saúde das pessoas.

O plano de estudos em Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética da Universidade Internacional do Cuanza proporciona uma formação actual, de qualidade e aplicada a todas as esferas profissionais em que o dietista/nutricionista pode actuar, permitindo, além disso, uma grande especialização graças à oferta de disciplinas optativas disponíveis.

A Universidade conta com instalações modernas que permitem ao aluno desenvolver amplamente as competências práticas do curso, incluindo laboratórios técnicos (bioquímica, fisiologia, bromatologia, tecnologia dos alimentos, tecnologia culinária e gastronomia) e um Centro de Atendimento Nutricional, onde o aluno pode exercitar suas habilidades em consulta em um ambiente totalmente real e ter, assim, um primeiro contacto com pacientes antes de suas práticas externas.

Competências

O profissional que culmine satisfatoriamente a Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética estará qualificado para:

  • Interpretar uma história clínica e elaborar uma história dietética.
  • Avaliar o consumo e hábitos alimentares de populações.
  • Avaliar o estado nutricional individual e em coletividades.
  • Planejar dietas e/ou intervir sobre a alimentação de pessoas saudáveis ou enfermas, nas distintas etapas da vida, considerando as necessidades fisiológicas e/ou patológicas, a farmacoterapia, preferências pessoais, aspectos sócio-econômicos, religiosos e culturais.
  • Desenhar a planificação de cardápios para coletividades e participar na gestão de serviços de alimentação.
  • Gerir e avaliar a qualidade e segurança alimentar, implementar sistemas de controle de qualidade no setor de produção de alimentos e/ou restaurantes.
  • Planejar e desenvolver programas de promoção de saúde e prevenção de enfermidades.
  • Realizar educação nutricional e alimentar. Planejar e executar programas de educação sanitária em alimentação e nutrição. Participar na elaboração de guias alimentares e documentos de consenso.
  • Assessorar tecnicamente a indústria de restaurantes e serviços de alimentação coletiva, a indústria de alimentos a e aos consumidores.
  • Atuar como docente no âmbito da alimentação, nutrição e saúde.
  • Participar em equipes multidisciplinares nas áreas da investigação, inovação e desenvolvimento.
  • Fundamentar os princípios científicos e deontológicos que sustentam a intervenção profissional de nutricionistas com base em evidencias científicas.

Saídas Profissionais

  • Clínico: trabalha com a alimentação individual das pessoas ou grupos de pessoas saudáveis ou doentes (neste caso, após o diagnóstico médico), considerando tanto as necessidades fisiológicas e/ou patológicas, como as preferências pessoais, socioeconômicas, religiosas e/ou culturais.
  • Comunitário ou de saúde pública: trabalha com grupos específicos da população, tendo como objectivo realizar medidas de prevenção e promoção da saúde.
  • Restauração coletiva: gerencia e organiza o serviço de alimentação coletiva, velando pela qualidade e salubridade dos alimentos servidos. Encarrega-se da formação contínua da equipa, bem como do planeamento de cardápios e da avaliação do equilíbrio nutricional da oferta alimentícia.
  • Indústria: participa no desenvolvimento de novos produtos alimentícios e em processos de produção, no marketing social relacionado à alimentação, no assessoramento legal, científico e técnico de empresas em diferentes níveis.
  • Docência: trabalha como professor em centros públicos e privados onde se ensinam conhecimentos sobre alimentação, nutrição e saúde.
  • Pesquisa: participa em equipas multidisciplinares de pesquisa e desenvolvimento, especialmente naquelas concentradas na área da alimentação, nutrição e saúde.

Formação Bilíngue

Formação para um mundo sem fronteiras

Inglês e Espanhol: fundamentais tanto para o presente como para o futuro

Atualmente, uma das ferramentas imprescindíveis na comunicação internacional e a chave que abre as possibilidades para encontrar um bom emprego, tanto em Angola como no restante do mundo é poder comunicar-se em idiomas como o inglês e o espanhol.

Em nosso país, 80% das ofertas de trabalho já pedem um excelente domínio de idiomas e, em muitas ocasiões, este critério é colocado acima de outros como o currículo ou a trajetória profissional.

Por isso, a Universidade Internacional do Cuanza considera a importância da aprendizagem de línguas entre os estudantes de graduação e incentiva-os a matricularem-se, desde o primeiro ano, nas turmas de reforço para concluir com êxito as disciplinas oferecidas em outros idiomas ao longo do curso.

Deste modo, independentemente de seu nível inicial, com um plano de apoio global baseado em tutorias, materiais específicos e grupos de trabalho muito reduzidos, o aluno pode acompanhar as aulas em um sistema bilíngue português/inglês e português/espanhol  de maneira progressiva e, ao finalizar os estudos, terá adquirido competências bilíngues para o exercício de sua profissão.

Titulação

Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética

Plano de estudos

SEMESTRE 1
DISCIPLINA HSEM
Língua Portuguesa I 120
Biologia Celular e Molecular 120
Química A 120
Anatomía Humana I 120
Espanhol I 120
SEMESTRE 2
DISCIPLINA HSEM
TIC 120
Microbiologia e Parasitologia 120
Fisiologia do Corpo Humano I 120
Anatomia Humana II 120
Espanhol II 120
SEMESTRE 3
DISCIPLINA HSEM
Química General 120
Fisiologia do Corpo Humano II 120
Bioquímica 120
Estatística 120
Inglês I 120
SEMESTRE 4
DISCIPLINA HSEM
Química Orgánica 120
Nutrição e Metabolismo 120
Saúde Pública 120
Bioestatística 120
Inglês II 120
SEMESTRE 5
DISCIPLINA HSEM
Fisiopatologia e Farmacologia I 120
Bromatologia I 120
Nutrição e Dietética 120
Antropologia e Psicologia do Comportamento Alimentar 120
Tecnicas Culinárias y Gastronomia 120
SEMESTRE 6
DISCIPLINA HSEM
Fisiopatologia e Farmacologia II 120
Bromatologia II 120
Dietética Aplicada 120
Avaliação do estado nutricional e da composição corporal 120
Gestão Sanitária 120
SEMESTRE 7
DISCIPLINA HSEM
Higiene, Qualidade e Segurança Alimentar 120
Restauração Coletiva 120
Gestão da Empresa 120
Dietoterapia I 120
Estágio Curricular I 120
SEMESTRE 8
DISCIPLINA HSEM
Epidemologia e Nutrição Comunitária 120
Intolerâncias e Alergias Alimentares 120
Deontologia e Legislação Alimentar 120
Dietoterapia II 120
Nutrição materno-infantil 120
SEMESTRE 9
DISCIPLINA HSEM
Métodos e técnicas de pesquisa em Ciências da Saúde 120
Nutrição artificial 120
Educação e Coaching Nutricional 120
Prescrição Dietética 120
Promoção e Prescrição de Atividade Física para a Saúde 120
SEMESTRE 10
DISCIPLINA HSEM
Estágio Curricular II 480
Trabalho de Fim de Curso 120

Perfil de entrada

Definição dos requisitos necessários para acesso ao curso:

  • Comprovação de conclusão do ensino médio;
  • Para a Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética o candidato deve ter feito o médio nas áreas de ciências sociais, econômicas e jurídicas;
Pedir Informação
Informações