Licenciatura em Psicologia das Organizações

Apresentação

A Psicologia vem se desenvolvendo como ciência e profissão desde a segunda metade do século XIX, e, hoje, é uma actividade em expansão, consolidada a partir do ponto de vista acadêmico e científico, com uma enorme versatilidade em relação às saídas profissionais e campos de aplicação.

A Universidade Internacional do Cuanza oferece a graduação em Psicologia considerando a crescente necessidade de profissionais com este perfil. Sem vincular-se unilateralmente a nenhuma das correntes, escolas ou metodologias que acompanharam o desenvolvimento da Psicologia, a universidade oferece conhecimentos e competências em uma perspectiva integradora, que permitirão ao estudante ter uma visão crítica, complexa e actualizada desta profissão.

Da mesma maneira, a Licenciatura adapta-se às necessidades do mercado, enfatizando uma formação que permite ao estudante se inserir em contextos profissionais de diversas naturezas, conforme as esferas de aplicação da profissão. Neste sentido, o curso oferece a oportunidade de especializar-se em quatro áreas:

  • Psicologia do Trabalho e das Organizações.
  • Psicologia Educativa.
  • Psicologia do Esporte.
  • Psicologia da Comunicação (Publicidade e Marketing).

Competências

O profissional que culmine satisfatoriamente a Licenciatura em Psicologia das Organizações estará qualificado para:

  • Analisar, administrar e interpretar corretamente testes psicológicos e outras ferramentas de diagnóstico para compreender e avaliar psicologicamente pessoas e grupos.
  • Diagnosticar alterações psicológicas a partir de sua expressão clínica e realizar prognósticos de sua expressão comportamental, cognitiva e emocional, assim como criar estratégias interventivas adequadas.
  • Aplicar diversos tratamentos para a intervenção no âmbito clínico-sanitário, gerando opções reais para aumentar o bem-estar e a integração social das pessoas.
  • Gerir ferramentas para o recolhimento e análise da informação que permita analisar o comportamento de indivíduos, grupos ou organizações em seu contexto e criar estratégias e acções que facilitem o seu desenvolvimento.
  • Identificar e atender demandas e necessidades de intervenção psicossocial em diferentes contextos: familiar, escolar, laboral para potencializar o desenvolvimento pleno de pessoas e grupos nestes contextos.
  • Criar, administrar e avaliar Projetos-programas de intervenção psicossocial, em diferentes âmbitos de actuação profissional.
  • Realizar uma orientação psicológica útil, efetiva e ética em contextos educativos, atendendo de maneira integral as necessidades e potencialidades de estudantes, famílias e professores para um desenvolvimento ideal do processo ensino-aprendizagem.
  • Aplicar de maneira efetiva a metodologia e técnicas de coaching ao desenvolvimento individual-grupal, respeitando e avaliando a grande diversidade do comportamento humano como recurso potencializador do desenvolvimento social.
  • Gerir conflitos familiares, escolares, laborais e comunitários de maneira efetiva, através do domínio de técnicas de mediação e resolução de conflitos.
  • Actuar como consultor organizacional, atendendo de maneira efetiva as demandas vinculadas com os processos humanos no entorno laboral através da aplicação de conhecimentos e ferramentas da Psicologia.
  • Envolver-se em práticas investigativas que permitam a geração de novo conhecimento psicológico com alto valor de aplicabilidade, actuando em todo momento de maneira ética e responsável, em benefício das pessoas e grupos.
  • Fazer uso das ferramentas que são geradas de maneira contínua no marco das TIC, como suporte para a aprendizagem contínua para um exercício profissional de excelência.

Saídas Profissionais

  • Psicólogo(a) organizacional (director de recursos humanos, técnico em selecção, formação e/ou desenvolvimento de RH, consultor).
  • Psicólogo(a) da actividade física e do Esporte.
  • Psicólogo(a) social.
  • Psicólogo(a) da educação.
  • Psicólogo(a) sanitário.
  • Coach: treinamento de pessoas, grupos e organizações em processos de desenvolvimento, alcance de objectivos e otimização do rendimento.
  • Orientador(a) profissional.
  • Psicólogo(a) da comunicação (publicidade e marketing).
  • Pesquisador em equipas multidisciplinares.
  • Docente.

Formação Bilíngue

Formação para um mundo sem fronteiras

Inglês e Espanhol: fundamentais tanto para o presente como para o futuro

Atualmente, uma das ferramentas imprescindíveis na comunicação internacional e a chave que abre as possibilidades para encontrar um bom emprego, tanto em Angola como no restante do mundo é poder comunicar-se em idiomas como o inglês e o espanhol.

Em nosso país, 80% das ofertas de trabalho já pedem um excelente domínio de idiomas e, em muitas ocasiões, este critério é colocado acima de outros como o currículo ou a trajetória profissional.

Por isso, a Universidade Internacional do Cuanza considera a importância da aprendizagem de línguas entre os estudantes de graduação e incentiva-os a matricularem-se, desde o primeiro ano, nas turmas de reforço para concluir com êxito as disciplinas oferecidas em outros idiomas ao longo do curso.

Deste modo, independentemente de seu nível inicial, com um plano de apoio global baseado em tutorias, materiais específicos e grupos de trabalho muito reduzidos, o aluno pode acompanhar as aulas em um sistema bilíngue português/inglês e português/espanhol  de maneira progressiva e, ao finalizar os estudos, terá adquirido competências bilíngues para o exercício de sua profissão.

Titulação

Licenciatura em Psicologia das Organizações

Plano de estudos

SEMESTRE 1
DISCIPLINA HSEM
Língua Portuguesa I 120
Psicobiologia 120
História da Psicologia 75
Psicologia da Motivação 120
Espanhol I 90
Metodologia de Investigação 75
SEMESTRE 2
DISCIPLINA HSEM
Língua Portuguesa II 120
Psicofisiologia 150
Psicologia do Desenvolvimento: Infancia e Adolescencia 150
Informática Básica 90
Metodologia da Investigação Científica 90
Espanhol II 90
SEMESTRE 3
DISCIPLINA HSEM
Psicologia de Emoção 120
Psicologia do Desenvolvimento: Juventude, Idade 120
Processos Cognitivos: Percepção, Atenção e Memória 150
Estatistica 90
Inglês I 120
SEMESTRE 4
DISCIPLINA HSEM
Psicologia da Personalidade e das Deficiências Individuais 120
Neuropsicologia 120
Psicologia Social 120
Processos Cognitivos: Pensamento e Linguagem 120
Inglês II 120
SEMESTRE 5
DISCIPLINA HSEM
Psicologia dos Grupos 120
Recursos Humanos 120
Organização de Empresas 120
Marketing Estratégico e Operacional 120
Direção Estratégica e Competencias 120
SEMESTRE 6
DISCIPLINA HSEM
Psicometria 150
Diagnóstico Psicológico 150
Psicologia Clínica 150
Psicologia das Organizações 150
Marketing Estratégico e Operacional 150
SEMESTRE 7
DISCIPLINA HSEM
Resolução de Conflitos e Mediação 120
Avaliação de Programas e Intervenção em Diferentes Contextos 150
Coaching 150
Práctica Profissional 180
SEMESTRE 8
DISCIPLINA HSEM
Trabalho de Fim de Curso 600

Perfil de entrada

Definição dos requisitos necessários para acesso ao curso:

  • Comprovação de conclusão do ensino médio.
  • Para a Licenciatura em Psicologia das Organizações o candidato deve ter feito o médio nas áreas de ciências sociais, econômicas e jurídicas.
Pedir Informação
Informações