Nesta secção

Directora do Gabinete Provincial de comunicação no Bié visita a UNIC-RÁDIO e destaca a grandiosidade do projecto universitário para o Bié

09 Junho, 2023

A Directora do Gabinete Provincial de Comunicação Social no Bié, Fernanda Evaristo Cawaia, realizou no passado dia 7 de Junho, uma visita de constatação às instalações da UNIC-RÁDIO na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), onde destacou a imponência do projecto universitário para o desenvolvimento da província.

Com o intuito de averiguar o funcionamento da web rádio, assim como o trabalho que leva a cabo o Departamento de Comunicação Institucional da UNIC, Fernanda Cawaia fez uma visita guiada à rádio. Conheceu a sala de redação, equipada com um quadro e computador para apoio aos estudantes durante as aulas práticas do curso de Jornalismo.

Na sala de controlo, a Directora averiguou os equipamentos de manuseio técnico disponíveis para a produção e transmissão de programas em áudio e audiovisual. Na mesma senda, a equipa de Comunicação constatou as condições de funcionamento do estúdio de rádio devidamente equipado para atender aos estudantes, enquanto simulam ambientes reais. Nessa perspectiva, constatou o aplicativo ivox que hospeda a web rádio UNIC, os aspectos relacionados com a operacionalização da rádio e a hospedagem dos podcasts. 

Teve explicação do funcionamento do site da UNIC, onde são publicadas as notícias e alocadas as redes sociais e a web rádio, a interconectividade que existe entre o site, blog e as redes sociais, Facebook, Twitter, LinkedIn, WhatsApp, mantendo assim interacção e proximidade com o público. Cawaia conheceu também o blog da UNIC que está dividido em quatro secções: saúde e nutrição, professores, projectos e empresas com a finalidade de diferenciar as abordagens temáticas dos artigos noticiosos estabelecidos para este sítio web.

Na mesma ocasião, a jornalista da Universidade, Melina Lopes sublinhou o trabalho colaborativo entre o Departamento de comunicação em Angola com o Departamento global da FUNIBER, presente em 33 países em todos os continentes do mundo. Apresentou os dois estudantes do curso de Jornalismo que por meio de bolsa colaborativa proporcionada pela Universidade exercem práticas profissionais no Departamento. Fernanda enalteceu a iniciativa da UNIC em promover ambientes profissionais reais aos estudantes.

Afirmou estar satisfeita em conhecer mais sobre o Departamento de Comunicação da UNIC. “Hoje estamos aqui nas instalações da Unic-Rádio para constatar o funcionamento, os desafios e aqui recebemos explicações práticas de como é o trabalho do Departamento de Comunicação e Imagem da Universidade Internacional do Cuanza e é de louvar”. Destacou ainda a importância de ter estudantes do curso de jornalismo a acturar como profissionais, o que os vai ajudar de certa forma a estarem preparados para o mercado de trabalho pela experiência que têm recebido.

Enfatizou que o gabinete que dirige vai apoiar  no crescimento da UNIC-RÁDIO mantendo um intercâmbio de divulgações de informações sobre o desenvolvimento socioeconómico e também de assuntos académicos. “Estamos disponíveis para cooperar com a Unic-Rádio em matérias ligadas a comunicação e imagem e tudo o que precisar. Nós enquanto gabinete de comunicação Social estaremos aqui disponíveis e juntos tornamos a comunicação cada vez mais próxima do cidadão. Esse é o nosso objectivo”.

A dirigente disse ainda, que a UNIC é um dos grandes últimos ganhos que a província do Bié teve, descrevendo a sua importante infraestrutura, com variedade de cursos e a contribuição do projecto na formação de vários jovens do Bié e de Angola, “jovens que certamente servirão muito bem a nossa província e o país em geral”, disse.

Em sentido de apelo, convidou a sociedade para uma visita à instituição no sentido de conhecer a variedade de cursos e aconselhou a todos que tenham a pretensão de fazer a formação no exterior do país a pensar primeiro na UNIC.

Parabenizou a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) pela iniciativa de trazer a UNIC em Angola, no Bié destacando o interesse da Fundação em contribuir para o desenvolvimento da zona centro do país.