Nesta secção

Embaixadora da União Europeia visita a Universidade Internacional do Cuanza e destaca cooperação no ensino superior em Angola

03 Julho, 2025

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) recebeu, a Embaixadora da União Europeia (UE) Dra. Rosária Bento Pais e a sua comitiva composta pelos Embaixadores dos paises europeus e representantes dos Estados-Membros acreditados em Angola. A delegação foi calorosamente acolhida pela Direção da instituição, liderada pelo Magnífico Reitor, Doutor Carlos Jelvez Martinez.

A visita realizou-se no contexto da deslocação dos representantes europeus às províncias do Huambo e do Bié, com o propósito de conhecer o Corredor do Lobito, uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento económico e social de Angola. No âmbito desta agenda, um dos objectivos foi visitar a Universidade Internacional do Cuanza, onde os diplomatas tiveram a oportunidade de conhecer as modernas instalações da instituição e o seu projecto educacional inovador.

A delegação contou ainda com a presença de autoridades governamentais angolanas, nomeadamente o Secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Dr. Jorge Bengue Calumbo, e o Vice-Governador da Província do Bié para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Engenheiro José Fernando Chatuvela, que se juntaram à visita, sublinhando a importância do papel da UNIC no desenvolvimento local e regional.

Durante a recepção, o Reitor da UNIC destacou o caráter europeu-africano da universidade, salientando que “esta visita não representa apenas um gesto institucional, mas traduz o fortalecimento de uma relação que é, na sua essência, europeia e africana, mas, sobretudo, humana e de compromisso com o futuro”. O dirigente académico fez questão de lembrar que a UNIC é fruto de uma parceria estratégica com a Europa, concretamente com a Espanha, através da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER), que tem sido peça-chave na implementação e desenvolvimento do projecto.

Durante a visita, os embaixadores puderam conhecer o maior campus universitário da província do Bié, um espaço académico de referência, que, segundo o mais recente Webometrics Ranking, ocupa a segunda posição entre as universidades de Angola.  “É um orgulho apresentar a Vossas Excelências este campus, que representa não apenas um investimento em infraestruturas, mas, sobretudo, no capital humano, que é o recurso mais valioso de qualquer nação”, frisou o Reitor.

Na ocasião, os diplomatas conheceram também em detalhe o funcionamento da Universidade, a oferta formativa disponível e, em especial, o projecto de investigação ClinicalSim. Financiado pela União Europeia no âmbito da convocatória Erasmus Plus 2023, o ClinicalSim representa um exemplo concreto do impacto positivo da cooperação internacional no fortalecimento do ensino superior em Angola.

O projecto é desenvolvido em parceria com a Universidade Europeia do Atlântico (Espanha), o Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal), a Universidade José Eduardo dos Santos (Huambo, Angola), a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) e a Universidade Internacional do Cuanza . O ClinicalSim tem como principal objectivo modernizar a formação prática na área da Saúde, através da implementação de metodologias de simulação clínica avançada, elevando a qualidade do ensino e preparando profissionais mais capacitados para os desafios do sector.

A visita dos Embaixadores da União Europeia à UNIC reforça o reconhecimento internacional da universidade e evidencia a relevância da cooperação académica como ferramenta essencial para o progresso de Angola.
Cuito, 2 de julho de 2025