Nesta secção

Entrevista com o reitor da UNIC, Dr. Miguel Ysrrael Ramírez Sánchez

02 Agosto, 2021

O Dr. Miguel Ysrrael Ramírez Sánchez, reitor da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), comenta sobre a importância da universidade para o desenvolvimento da província de Bié: "somos parte do grande motor de crescimento do desenvolvimento social, econômico e cultural da região em que estamos localizados".

A universidade se prepara para receber os primeiros alunos. Em entrevista, o reitor fala mais sobre os objetivos e a metodologia educativa da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC).

Qual é a motivação para fundar a Universidade Internacional do Cuanza na província do Bié, e na comuna do Cuito?

A motivação para fundar a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) surge da necessidade de proporcionar melhores oportunidades para o desenvolvimento da província do Bié, formando cidadãos angolanos, através da transferência de conhecimento e do fomento da pesquisa científica, ingredientes para o processo de aumento da capacidade produtiva. Temos como premissa que as populações do Bié não terão necessidade de se ausentar da província para estudar. De salientar que a Universidade Internacional do Cuanza é uma instituição privada de ensino superior, dedicada à formação em diversas áreas do conhecimento, nos níveis de graduação e pós-graduação, aprovada na sessão do conselho de ministros no dia 29 de janeiro de 2020 - Decreto presidencial nº 61/20, publicado no Diário da República número 23 de 3 de março de 2020. A Universidade Internacional do Cuanza conta com as faculdades de Engenharias, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde e Ciências da Educação. Outro núcleo muito importante que nos encorajou a fundar a UNIC é a introdução de pesquisas que possam fortalecer o desenvolvimento econômico industrial da província do Bié. Sendo que um dos objectivos da universidade, para além de formar quadros do Bié e do país, será de colaborar no desenvolvimento industrial de toda a província. Nosso projeto de longo prazo é fazer da Universidade Internacional do Cuanza uma das melhores de Angola e da África.

Quais são os objectivos comunitários em Angola e África da Universidade Internacional do Cuanza?A UNIC é um centro de criação, pesquisa, transmissão e difusão da cultura, da ciência, da tecnologia e da inovação, em benefício da comunidade. Portanto temos por objecto o desenvolvimento de actividades de ensino e de investigação científica à comunidade, através da promoção, difusão, criação, transmissão da ciência e cultura nos termos da legislação em vigor no subsistema de ensino superior em Angola.

Qual é a ligação entre o lema da universidade e o estabelecimento da cultura e os valores da Universidade Internacional do Cuanza?

A filosofia da Universidade Internacional do Cuanza está encaminhada ao serviço da formação integral da pessoa, assim como do respeito à dignidade humana, aos direitos e valores fundamentais, a fim de garantir o progresso material da pessoa e dos povos aos quais ela está integrada, a convivência democrática, o desenvolvimento sustentável e a paz. O lema da universidade está relacionado com a cultura Bantu: “Ego sum, quia nos sumus” (Eu sou porque nós somos), referindo-se à frase "Ubuntu" na qual esta filosofia se baseia para a integração e o apoio coletivo. Por ser uma Instituição Universitária, o lema está associado ao latim como língua de comunicação das primeiras universidades e cuja origem etimológica está diretamente relacionada com a comunidade. Tanto a filosofia como o lema universitário denotam os nossos valores:

⦿ Justiça

⦿ Liberdade

⦿ Igualdade

⦿ Solidariedade

⦿ Pluralismo

A Universidade Internacional de Cuanza irá aproximar as novas tecnologias da população angolana? Como?O uso de novas tecnologias é uma das atribuições da Universidade Internacional do Cuanza no fomento e na integração das novas tecnologias da informação e da comunicação na actividade universitária e a melhora dos métodos educativos baseados nas mesmas. A Universidade dá especial preponderância à utilização das tecnologias em todas as graduações, já que isso permite aos alunos um melhor aproveitamento das horas de aula. Através do emprego de ferramentas e-learning (fóruns, chats, correio interno, biblioteca virtual, leituras recomendadas e obrigatórias), o aluno complementa a aprendizagem desenvolvida na sala de aula: dá continuidade aos debates e aprofunda sua compreensão sobre as temáticas abordadas. A todos os alunos, logo no início de seus estudos, são entregues os conteúdos teóricos de cada disciplina, bem como seu acesso personalizado ao Campus Virtual.

Que desafios pensa que existirão na criação da cultura da Universidade Internacional do Cuanza?

Somos parte do grande motor de crescimento do desenvolvimento social, econômico e cultural da região em que estamos localizados; uma grande vantagem é a aceitação dos diferentes atores do desenvolvimento comunitário. Isto permitirá que nossa comunidade universitária seja amplamente integrada para o cumprimento da missão e realize as ações pertinentes para alcançar nossa visão baseada em nossa filosofia.

Que modelo de aprendizagem e formação linguística irá a universidade seguir?

A Universidade Internacional do Cuanza desenvolve uma metodologia que combina a formação teórica do mais alto rigor científico com a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos desde o primeiro dia. A Universidade baseia seu modelo de ensino-aprendizagem na metodologia, uma formação personalizada, ambientes profissionais reais, a aprendizagem de uma segunda língua e o uso do campus virtual.

Que estágios profissionais poderão os estudantes levar a cabo durante a sua formação?

Os estágios profissionais permitirão validar os conhecimentos adquiridos na Universidade em contextos reais, de modo que existem organizações onde os estudantes podem colocar esses conhecimentos em prática no local de trabalho durante o último ano de estudos. Parte do modelo de aprendizagem enfatiza a colocação em prática dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes desde o início de sua carreira, estimulando a iniciativa empresarial e o treinamento em projetos para adquirir as bases da gestão e do desenvolvimento de projetos.

Qual é o convênio entre a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLÂNTICO) e a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC)?

O convênio consiste em aproveitar toda a experiência formativa da Universidade Europeia do Atlântico (Santander, Espanha) no sistema europeu de ensino. O objectivo primordial de passar esta experiência, visa essencialmente elaborar uma metodologia educativa que não esteja baseada simplesmente no ditado dos conteúdos, no sentido de que as aulas não sejam somente de anotações, procurando que os alunos entendam e consigam desenvolver conceitos e sejam mais práticos. Os conteúdos programáticos estão adaptados para a realidade angolana, mas os alunos interessados poderiam estudar parte de seus estudos na UNEATLANTICO e obter uma dupla titulação tanto de Angola como de Espanha.

Como pensa que os efeitos da pandemia irão afectar o início das aulas?

Como em todas as atividades, nossos processos educacionais devem seguir as recomendações das autoridades sanitárias do país e da província. As ações necessárias serão tomadas para o cuidado estrito dos estudantes e de todo o pessoal.