Nesta secção

Estudantes de Enfermagem participam de Seminário sobre Ética e Deontologia Profissional

12 Maio, 2022

Os estudantes da licenciatura em Enfermagem da Universidade Internacional do Cuanza participam do II Seminário Regional de Capacitação dos Directores e Supervisores de Enfermagem com o tema “Exercício Profissional e Ética no Trabalho”, organizado pelo Conselho Provincial da Ordem dos Enfermeiros de Angola no Bié – ORDENFA, Bié.

Os alunos puderam ouvir as intervenções do prelector, Doutor Almeida Filipe Sawime, membro do Conselho e secretário da ORDENFA no Bié, que fazendo abordagem sobre ética apelou aos aspirantes a uma aprendizagem séria para exercer um profissionalismo de qualidade.

Na mesma senda, Almeida Sawime esclareceu que o objectivo da palestra é orientar, reencaminhar e mostrar aos estudantes o valor da profissão, o ponto de vista ético, a responsabilidade social de um enfermeiro, incentivá-los a olhar com amor para a profissão que já estarão a desempenhar em pouco menos de quatro anos, para que tenham em mente os princípios éticos e humanistas no atendimento dos pacientes nas unidades sanitárias.

Rosalina Rita Sassenda, estudante, disse que a palestra foi bastante proveitosa porque “pôde acatar diversos aspectos relacionados às situações de enfermagem desde as competências como profissional”, confiante de que irá contribuir significativamente no futuro. Maravilhoso, também estudante de Enfermagem na UNIC, destacou a participação dos colegas, pois segundo sublinhou “o tema sobre Ética profissional é oportuno e de grande importância”. Apela aos demais estudantes a aderirem às atividades deste tipo nas próximas vezes.

A palestra sobre Exercício Profissional e Ética no Trabalho decorreu em uma das salas de aulas no edifício 1A Mumbué do Campus Universitário e teve como público alvo, estudantes da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Internacional do Cuanza.

Esta actividade se enquadra nas Comemorações do dia Internacional do Enfermeiro que se celebra no dia 12 de maio. Em Angola, o acto central acontece na província do Bié desde os dias 10, 11, 12 e 13 do mês e ano corrente.