Nesta secção

Sonhos que atravessam fronteiras: estudantes da UNIC iniciam dupla titulação em Espanha

06 Outubro, 2025

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) deu mais um passo importante na sua estratégia de internacionalização, ao enviar os estudantes Rodrigo Artur Chaves e Ananda Lewis Barros Mavungo, do curso de Engenharia Industrial e Engenharia Eléctrica, respectivamente, para a Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO), em Santander, no norte da Espanha.

Os dois estudantes passam a integrar o Programa Interuniversitário para Obtenção da Titulação Espanhola, que possibilita aos estudantes concluírem a sua licenciatura com dupla titulação, isto é, recebendo diplomas reconhecidos em Angola, pela UNIC, e da Espanha, pela UNEATLÁNTICO.
Segundo a estudante Ananda Lewis, a experiência tem superado as suas expectativas.

“Está sendo uma boa experiência. Na verdade, um pouco melhor do que as minhas expectativas, porque sempre temi ser vista com preconceito por outros povos. Mas está sendo muito fluido. A UNEATLÁNTICO é uma das universidades prestigiadas aqui no norte da Espanha, então isso já explica muita coisa. Tenho docentes muito sábios e experientes na indústria moderna e existem programas de desenvolvimento diretamente ligados ao mercado de trabalho e às indústrias de energia. Com isso, consigo criar uma expectativa bastante otimista com tudo o que tracei para a minha carreira profissional”, afirmou.

A estudante acrescentou ainda um conselho para os colegas que pretendem seguir o mesmo caminho: “A quem tenha a dupla titulação como objectivo, que persista com a ideia e tenha, sobretudo, uma preparação bem estratégica para evitar se surpreender com algumas situações que, por falta de conhecimento, possam parecer burocráticas. Não vão se arrepender quando chegarem aqui e enxergarem de perto todas as oportunidades que esse programa tem a oferecer”, destacou.

No ano lectivo anterior, a UNIC já havia destacado o estudante Carlos Afonso para o mesmo programa de dupla titulação, o que evidencia a continuidade e consolidação da iniciativa académica internacional.

Esse programa visa não apenas reforçar a mobilidade académica, mas também abrir portas para que os estudantes tenham acesso a diferentes metodologias de ensino, experiências multiculturais e oportunidades profissionais em escala internacional.

A dupla titulação é um diferencial no percurso académico, permitindo que os diplomados recebam tanto o diploma da UNIC quanto da UNEATLÁNTICO. Com isso, passam a contar com uma certificação válida e reconhecida internacionalmente, factor que amplia horizontes profissionais e competitivos no mercado de trabalho globalizado.

Para os participantes, trata-se de uma oportunidade ímpar, além de enriquecer o currículo, a experiência no estrangeiro contribui para o desenvolvimento de competências interpessoais, adaptação a novos contextos culturais e aprofundamento do conhecimento académico em contacto com docentes de prestígio internacional.

Ao regressarem ao país, os estudantes que participam do programa estão mais preparados para contribuir no desenvolvimento de Angola, trazendo consigo uma visão mais abrangente do mundo, novas perspetivas de gestão e estratégias inovadoras adquiridas durante a formação.

Programas como este são também um testemunho do papel da Universidade Internacional do Cuanza na promoção da excelência académica e da cooperação internacional, reforçando a imagem da instituição como um polo de ensino superior moderno, capaz de integrar Angola em redes globais de educação e investigação.

Com a chegada de Rodrigo Artur Chaves e Ananda Lewis Barros Mavungo à UNEATLÁNTICO, a UNIC reafirma a sua missão de formar profissionais com visão internacional, preparados para responder às demandas de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado.