Nesta secção

A UNIC se torna a primeira universidade africana a firmar acordo com universidade brasileira de excelência

11 Novembro, 2021

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) celebrou no dia 4 de novembro de 2021 uma aliança estratégica internacional com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Brasil.

O Acordo visa operacionalizar acções recíprocas que vão proporcionar uma verdadeira cooperação acadêmica, científica e cultural entre o IFRN e a UNIC, especificamente o intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes e pessoal técnico-administrativo. A aliança objetiva também a pesquisa conjunta com base em propostas específicas, qualificação dos docentes participantes, o uso das duas instalações como laboratórios, equipamentos e acervo bibliográfico.

O acordo ficou marcado como um acto de solenidade que revela a íntima ligação entre os dois continentes e de fortalecimento multicultural da irmandade entre Angola e Brasil.

Pelo IFRN assinou o Magnífico Reitor, Professor Doutor José Arnóbio de Araújo Filho, e pela UNIC assinou o Magnífico Reitor, Professor Doutor Miguel Ysrrael Ramirez Sánchez. A reunião teve como testemunhas da UNIC, o Secretário-Geral, José Manuel Makambu, o Professor Doutor André Mundombe Sinela, a Professora Msc. Rita Hauce Kefa e o Professor Doutor Ibombi Luvunga. Do IFRN testemunharam, o Assessor de Extensão e Relações Internacionais, Professor Samuel Lima, a Professora Luísa de Marilac de Castro, o interlocutor de acordos internacionais e colaborador, Professor Marcelo Damasceno e a Assessora de Acordos Internacionais, em Colaboração Técnica com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais, Professora Girlene Moreira.

Durante a reunião, o Magnífico Reitor do IFRN, Doutor e professor José Arnóbio mostrou a sua satisfação com a celebração do acordo e sublinhou que é o primeiro acordo que a instituição que dirige estabelece com uma instituição africana, visto que há muitos anos que estabelece relações com a Europa, América e Ásia.

Segundo o Magnífico Reitor José Arnóbio, “a acção que começa hoje, é um momento muito rico tanto para a Universidade Internacional do Cuanza, Angola, quanto para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Brasil” e afirmou também que o momento representa uma aproximação com “coirmãos africanos”.

Por sua vez, o Magnífico Reitor da UNIC, Doutor Miguel Ramírez legitimou a importância deste acordo para o intercâmbio científico-acadêmico entre ambos os países e para finalizar, enfatizou que é uma grande honra contar com a presença de todos os intervenientes neste acordo solene, junto dos professores e pesquisadores do IFRN e reiterou vivamente que a UNIC está aberta para todos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é um centro de pesquisa por excelência no Brasil, que assegura uma formação de alto padrão desde o ensino médio, licenciaturas e pós-graduação.