Nesta secção

UNIC apoia inauguração da exposição “A Conquista do Cosmos” de Salvador Dalí em Lubango

19 Agosto, 2025

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), em parceria com a Embaixada da Espanha em Angola, a empresa de transportes AJS, o Instituto de Ciências da Educação da Huíla (ISCED) e com o patrocínio da ENSA Seguros de Angola, apoiou a inauguração da exposição “A Conquista do Cosmos (La Conquista del Cosmos)”, do renomado artista espanhol Salvador Dalí. Obra Cultural FUNIBER e Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO). O evento teve lugar no dia 13 de agosto, nas instalações do ISCED, em Lubango, província da Huíla.

A mostra, que pode ser visitada gratuitamente até 31 de agosto, dá continuidade à turnê nacional iniciada em 10 de julho na Casa das Artes, em Talatona (Luanda), e que se estenderá por um ano, com passagem pelas províncias de Namibe, Benguela, Bié e Huambo, antes de encerrar em Luanda.

A cerimónia inaugural contou com uma recepção conduzida pelo apresentador Sérgio Rodrigues, seguida de intervenções do presidente do ISCED, Dr. Hélder Bahu, e da diretora-executiva da ENSA, Dra. Amália Quintão. O momento cultural foi abrilhantado por uma apresentação de fado da estudante Afrodite, do ISCED.

Em representação da FUNIBER e da UNIC, o Dr. José Amaro destacou o compromisso da instituição com Angola, salientando a importância do evento no contexto do 50.º aniversário da independência do país. Segundo ele, a UNIC consolida-se como espaço de conhecimento e construção do futuro, enquanto a obra de Dalí funciona como ponte de união entre culturas e afirmação do espaço iberófono como referência linguística e cultural a nível global.

A coleção “A Conquista do Cosmos” reúne onze gravuras em ponta-seca, todas assinadas e numeradas a lápis, além de dois esboços e um pôster original da exposição de 1974. Reconhecida como uma das séries mais relevantes da carreira de Salvador Dalí, apresenta imagens surrealistas do cosmos, misturando planetas, estrelas e galáxias com símbolos marcantes do imaginário daliniano, como relógios derretidos, elefantes e formigas.

Dalí (1904-1989), nascido em Figueres, Espanha, foi um dos grandes expoentes do surrealismo, recorrendo ao método paranoico-crítico e à teoria do supersigno para transformar o universo em extensão do subconsciente humano. Nesta coleção, arte e ciência entrelaçam-se, oferecendo ao público uma experiência única entre imaginação e cosmos.