Nesta secção

UNIC destaca a importância de saúde íntima feminina em palestra

20 Março, 2024

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) através da Extensão Universitária juntamente com a Associação dos Estudantes organizaram uma palestra em alusão à campanha Março Mulher Saudável, centrada em temas relacionados com a saúde íntima das mulheres e mitos e verdades sobre os métodos contraceptivos. A palestra decorreu na passada sexta-feira, 15 de março, no campus da UNIC.

O primeiro momento da palestra foi presidido pelo professor de enfermagem clínica da UNIC,  Dr. João Vitor Calvo, que levou ao público o tema sobre a higiene íntima e as infecções bacterianas e fúngicas que afetam as mulheres . Sua explanação foi baseada no manual de saúde íntima feminino elaborado pela Extensão Universitária em colaboração com o próprio professor e a Acción Social da FUNIBER.

Já no segundo momento, a Dra. Flávia Amaral levou o público a perceber melhor sobre os métodos contraceptivos e os mitos e verdades em volta do assunto. A palestra ficou marcada por momentos de muita interação entre o público e palestrantes que mostraram ter muitas dúvidas sobre o assunto. 

Ao finalizar, o palestrante João Vitor fez um balanço da actividade: “O feedback foi positivo e senti que tanto homens como mulheres tinham muito interesse em saber mais sobre essas questões. Estou orgulhoso do trabalho e o objetivo é levar a mensagem a muitas outras mulheres e mais temas como esse serão tratados daqui para frente em palestras na UNIC”. 

Também a estudante de engenharia química, Premice Sakarov, mostrou-se muito contente pela forma educativa e sem tabus como os temas foram abordados. Apelou para que as mulheres se sintam mais livres para falar de questões relacionadas ao seu corpo e que quem esteve presente, assim como ela, não guarde a informação para si. “Que a leve para que mais pessoas tenham essas informações.”, salientou a estudante.

Já o estudante de enfermagem, Rafael António, que participou activamente da palestra, frisou: «E não são apenas mulheres que devem conhecer mais sobre esses assuntos, é importante que os homens também conheçam mais sobre questões íntimas femininas, para que possam conhecer melhor suas parceiras ou qualquer mulher com quem convivam no dia-a-dia».

A palestra contou com a presença do Reitor da UNIC, Dr. Carlos Jélvez, a vice-reitora para área científica, Dra. Maria Helena Rodríguez, o decano da Faculdade de Engenharia, Dr. Jorge Molina,  professores e funcionários da UNIC, comunidade estudantil, órgãos de comunicação social e sociedade em geral. Houve também momentos culturais de dança e música que marcaram a actividade.