Nesta secção

No Dia Internacional do Trabalhador, entrevistamos Raquel Sequesseque, Diretora do Gabinete do Reitorado da UNIC

03 Maio, 2022

Em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador, a diretora da reitoria da Universidade Internacional do Cuanza, Mestre Raquel Sequesseque, destaca a importância do trabalho em todo o mundo.

Raquel sublinha que o 1º de Maio é uma data significativa que homenageia os trabalhadores que reivindicaram direitos laborais, sobretudo relacionados a melhores condições de trabalho, como são o cuidado da carga horária, o bem-estar no trabalho, a segurança, entre outros. Destaca-se hoje em dia a síndrome de burnout, ou seja, o excesso de trabalho, que atualmente afeta a muitos e pode causar transtornos emocionais e físicos ao trabalhador.

A redução de horas de trabalho diário, que antes correspondiam a 17 e actualmente foram comprimidas a 8, foi necessário, e como referiu Raquel, “precisamos sempre de um tempo a mais para cuidarmos de nós, das pessoas que amamos” e para também para um melhor rendimento laboral.

Questionada a respeito do seu enquadramento na UNIC, a diretora afirma ser uma “maravilha”. Segundo disse, a sua “adaptação foi razoavelmente fácil, trabalhar na UNIC tem sido uma experiência maravilhosa” e sente-se totalmente satisfeita em fazer parte do projecto da Universidade.

Ela afirma que ser Diretora do Gabinete do Reitor tem sido um desafio, “significa ter responsabilidades acrescidas, maior empenho” e tem sido um aprendizado de todos os dias. Ela destaca que este trabalho é uma experiência que vai carregar para a vida inteira.

Raquel Sequesseque é Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos.