Nesta secção

UNIC, FUNIBER e Universidade Agostinho Neto (UAN) organizam a segunda conferência sobre Iberofonia na Angola

13 Março, 2024

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), juntamente com a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidade Agostinho Neto (UAN), promovem a segunda conferência no âmbito da Iberofonia, realizada em Luanda, Angola. O evento destaca a relevância da articulação internacional no Espaço da Iberofonia ou Espaço Pan-Ibérico. 

A UAN é a primeira universidade de Angola e foi a anfitriã do evento. A cerimônia foi realizada no prestigiado auditório "Amélia Migas" da Faculdade de Ciências Humanas. Vale mencionar que a primeira conferência foi realizada nas instalações da UNIC em 2022, com a notável apresentação do Dr. F. Álvaro Durántez Prados, Diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia. 

A conferência contou com a presença de acadêmicos, pesquisadores e de um vasto corpo diplomático, incluindo Alejandro Verdier e Oscar León González, os respectivos embaixadores da Argentina e de Cuba em Angola. Além disso, o Sr. Daniel Heredero compareceu em nome de Manuel Lejarreta, Embaixador da Espanha na Angola.

Outros convidados incluíram a sra. Fátima Moniz, do Ministério das Relações Exteriores da República de Angola, o Sr. Massunga Henriques, presidente da Câmara de Comércio Angola-Sérvia, Kangumbo Ananás, escritor angolano, e Hergiño de Paiva, coordenador geral do projeto Kulturalmente Yetu. 

Também estavam presentes o Dr. Carlos Jélvez, reitor da UNIC, o Dr. Sabino do Nascimento, pró-reitor da UAN, e o Dr. Feliciano Moreira Bastos, diretor da Faculdade de Ciências Humanas. 

O Dr. do Nascimento ressaltou a importância do evento como um local de intercâmbio para o fortalecimento das relações institucionais. Esse espaço pode catapultar a estratégia dos estados e facilitar o relacionamento entre eles e as instituições de toda a Iberofonia", disse ele. 

Posteriormente, o Dr. Moreira expressou seu apoio e compromisso com o desenvolvimento da proposta da Iberofonia, por considerá-la uma questão de interesse nacional. Aproveitou a oportunidade para anunciar a possibilidade de criar uma Cátedra em Estudos de Iberofonia. 

Durante seu discurso, o Dr. Jélvez enfatizou a disposição da UNIC em promover a cooperação acadêmica com outras instituições de ensino superior. Falou sobre o posicionamento da universidade como uma das três principais universidades de Angola e destacou o papel da FUNIBER, como uma plataforma educacional com alcance pan-ibérico e de língua ibérica, no fortalecimento da UNIC.

O Dr. Durántez falou sobre a importância da Angola na articulação do espaço multinacional dos países de língua espanhola e portuguesa, bem como sobre os traços históricos e culturais comuns que estão na base do espaço pan-ibérico. Também ressaltou a relevância do momento histórico desse processo de articulação multinacional e destacou a aproximação que vem ocorrendo nos países da Iberofonia. 

A UNIC também participa ativamente da Cátedra de Estudos Ibero-americanos, junto com outras universidades da rede FUNIBER, promovendo a visibilidade dos países de língua portuguesa e espanhola na comunidade internacional.