Nesta secção

Universidade Internacional do Cuanza recebe prémio internacional na categoria “Campus do Amanhã”

18 Setembro, 2025

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) foi distinguida com o prémio na categoria “Campus do Amanhã” durante a cerimónia dos ACEEU Triple E Awards, realizada em Praga, República Checa, no dia 12 de setembro.

Durante o evento, foi também reconhecido o projeto “Academia Digital na Prática Docente para uma Transição Ininterrupta da Formação Inicial para a Formação Continuada”, desenvolvido pela UNIC em parceria com a FUNIBER (Fundação Universitária Iberoamericana), a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) e outras instituições europeias. O projeto conquistou o terceiro lugar na categoria “Projeto do Ano da União Europeia”, avaliado por um júri internacional, e alcançou o primeiro lugar em popularidade nas redes sociais, segundo votação pública.

A cerimônia, realizada no Castelo de Praga, contou com a presença do Dr. Thomas Prola , colíder do projeto DigitalTA, e da Dra. Carmen Lilí Rodríguez , Vice-Reitora de Assuntos Acadêmicos da UNIC.

O projecto DigitalTA foi concluído em junho de 2025, mas seu trabalho continuará com o lançamento do Programa de Bem-Estar Docente, que terá início em outubro de 2025, coincidindo com o Dia Internacional do Professor. O projeto surgiu de um acordo de colaboração entre a Universidade Europeia do Atlântico e o Departamento de Ação Social da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), bem como os parceiros do projeto Academia Digital de Professores, e terá duração de três anos.

Trata-se de uma abordagem integral focada no cuidado profissional para aumentar o bem-estar dos professores e reduzir a rotatividade entre os profissionais do setor.
Por outro lado, a UNIC tornou-se mais do que uma universidade: é um catalisador para a mudança social e econômica. Por meio de programas acadêmicos e formação profissional, capacita uma nova geração a reconstruir Angola com conhecimento, e não com conflitos. A universidade trabalha em estreita colaboração com organizações locais para atender às necessidades sociais, criando uma rede de agentes de mudança comprometidos com o futuro de Angola.

Além do reconhecimento internacional, a UNIC tem se destacado por seu papel transformador no contexto angolano. Em entrevista concedida durante o evento, a Dra. Carmen Lilí Rodríguez compartilhou uma reflexão sobre o impacto simbólico e real da universidade na região:

“Há apenas alguns anos, os terrenos onde hoje cresce a nossa universidade eram um campo minado. Hoje, sobre essas fundações de dor, construímos um campus que é sinônimo de esperança, reconstrução e futuro. O nosso compromisso tem sido claro: oferecer uma educação de qualidade, integrar a sustentabilidade em cada espaço e promover a inclusão de todos os nossos estudantes, independentemente da sua origem ou situação.”

Ela ainda ressaltou que o campus da UNIC é mais do que um espaço de ensino: é um centro de serviço comunitário, inovação tecnológica e cuidado ambiental. A universidade atua ativamente junto a organizações locais para promover o desenvolvimento sustentável e formar uma nova geração de profissionais comprometidos com a reconstrução do país.

A cerimônia de premiação ocorreu no âmbito do fórum "Excelência no Ensino Superior no Século XXI: Cultivando Sinergias entre Propósito, Estratégia e Cultura para Impulsionar o Empreendedorismo, a Inovação e o Impacto". Com as palavras de boas-vindas do Prof. Dr. Thorsten Kliewe , Presidente da ACEEU, e do Prof. Dr. Michal Lošťák , Professor da Universidade Tcheca de Ciências da Vida , deu-se início a dois dias de intercâmbio sobre empreendedorismo, engajamento e impacto social. O evento contou com a presença de 100 pessoas de todos os continentes, do meio universitário, mas também de profissionais, estudantes e empreendedores. 

As sessões se concentraram em explorar as experiências das universidades premiadas, com apresentações de especialistas e renomados professores universitários. O debate se concentrou na transformação do ambiente universitário na era da IA, como um espaço de reflexão crítica que pode oferecer aos alunos um espaço seguro para converter conhecimento em ações significativas.

A ideia de empreendedorismo vai além da criação de condições de marketing ou da elaboração de um plano de negócios: está relacionada ao compromisso social. Nesse sentido, nos últimos anos, a ACEEU lançou mais uma acreditação para universidades: o Selo de Universidade Comprometida com a Sociedade. Por meio de ações significativas, os alunos ganhariam um espaço experimental seguro na universidade do futuro, onde poderiam criar produtos em pequena escala e, em seguida, desenvolver capacidades em conexão com o ecossistema de aprendizagem, como afirma a Dra. Meena Galliara, diretora do Centro Jasani de Empreendedorismo Social e Gestão da Sustentabilidade do Instituto Narsee Monjee de Estudos de Administração (NMIMS) em Mumbai, Índia.

Nesse sentido, a transformação da universidade visa transformar o espaço de aprendizagem em um local de criatividade e construção reflexiva, claramente focado nas necessidades sociais. Julieth Lizcano-Prada  (Universidade Magdalena, Colômbia) destacou a necessidade de migrar de um modelo inflexível, liderado pela academia, para a cocriação de soluções com as comunidades: "As universidades devem ser a voz orientadora da sociedade, com a sociedade. Devemos construir confiança e um senso de pertencimento com as comunidades vizinhas", resumiu o Dr. Nik Maheran, da Universidade de Kelantan, Malásia, durante o painel final .

Os prêmios são organizados anualmente pelo Conselho de Credenciamento para Universidades Empreendedoras e Engajadas (ACEEU). Com sede em Münster, Alemanha, o ACEEU é o principal fornecedor de garantia de qualidade para empreendedorismo e engajamento no ensino superior.