Nesta secção

A UNIC organiza Webinar «A política e a distribuição do espectro radioelétrico»

25 Janeiro, 2024

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC)  organizará, no dia 30 de janeiro, às 16h (CET), o webinar «A política e a distribuição do espectro radioelétrico».

A sessão será ministrada por Miguel López Coronado e está integrada na Cátedra Jean Monnet «Política de Telecomunicações na UE e na Sociedade da Informação», que é titulada pela Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).

A sessão incidirá sobre o espectro radioelétrico, definido pela Comissão Europeia como "a parte do espectro eletromagnético com frequências de 30 Hz a 300 GHz. Ondas eletromagnéticas nessa faixa de frequência, chamadas de ondas de rádio, são amplamente utilizadas na tecnologia moderna, principalmente nas telecomunicações.

O quadro regulamentar de 2002 abrangeria a política do espectro radioelétrico da União Europeia, por meio da aprovação da Decisão do Espectro Radioelétrico 676/2002/CE, que viria a ser estabelecida para facilitar o processo de deliberação, relativamente ao planeamento e harmonização da utilização do radioelétrico na comunidade, bem como assegurar a efetiva aplicação da política do espectro radioelétrico e garantir a publicação de informação sobre a atribuição, disponibilização e utilização.

O evento conta com a colaboração da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), da Universidade Internacional Iberoamericana de Porto Rico (UNIB), da Universidade Internacional Iberoamericana do México (UNINI México), a Fundação Universitária Internacional da Colômbia (UNINCOL) e da Universidade de La Romana (UNIROMANA).

A conferência é gratuita e aberta a todos os interessados na temática, será transmitida ao vivo em cada país que a FUNIBER está presente. Os horários de retransmissão podem ser consultados neste link. Para participar, você precisa se inscrever:

Inscrição ao webinar: «A política e a distribuição do espectro radioelétrico»

Caso tenha interesse em receber a formação completa da cátedra, você encontrará mais informações neste link. Para obter o correspondente certificado de aproveitamento e os créditos atribuídos a esta cátedra, os alunos inscritos deverão participar de uma candidatura, para gamificar a aprendizagem sobre a União Europeia, sob a direção e supervisão dos professores.

Os objetivos das Cátedras Jean Monnet, que são cargos de ensino especializado em estudos da União Europeia para professores universitários e professores colaboradores, são: melhorar o ensino de estudos da UE por meio de programas especializados; realizar; monitorizar e supervisionar a pesquisa sobre temas relacionados com a UE em todos os níveis de ensino; formar e orientar a próxima geração de professores e pesquisadores; e oferecer orientação qualificada a futuros profissionais em assuntos europeus.

Co-financiado

«Financiado pela União Europeia. No entanto, as opiniões expressas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as opiniões da União Europeia ou da Agência Executiva Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem da União Europeia nem da autoridade que concede a ajuda podem ser responsáveis das mesmas».