Nesta secção

UNIC realiza um encontro com a Embaixada de Angola em Espanha durante uma visita à UNEATLANTICO

24 Janeiro, 2023

Os chefes da Imprensa, Cultura e Tradução da delegação diplomática de Angola na Espanha realizaram uma série de reuniões que deram prioridade ao campo comunicativo e à abordagem aos estudantes angolanos na Espanha.

Na passada sexta-feira 20 de Janeiro, Marlene Gomes, Assessora de Imprensa e Cultura da Embaixada da República de Angola no Reino de Espanha e Cristina Barbosa, chefe do Departamento de Tradução, visitaram as instalações da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) em Santander e tiveram a oportunidade de trocar impressões com professores e estudantes.

Em primeiro lugar, foram recebidos pelo Vice-Reitor de Relacções Internacionais Roberto Ruiz e pelos Professores Frigdiano Álvaro Durántez Prados, director de Relações Institucionais e Rafael Maldonado de Guevara, director de Comunicação, ambos da Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER), que está estreitamente envolvida com a UNEATLANTICO no desenvolvimento do ensino superior em Angola.

Os representantes do país africano visitaram as instalações da Universidade, com especial atenção para as relaccionadas com a comunicação: estúdio de rádio, televisão, laboratório audiovisual, auditório e os seus controlos e o gabinete de comunicação do centro. Visitaram também outros compartimentos, tais como a biblioteca, as salas de exposição e reunião, vários laboratórios e instalações desportivas.

Antes de deixar o Campus, a Sra. Gomes e a Sra. Barbosa tiveram uma conversa online com Bernardo Chissende, chefe do Departamento de Comunicação da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), localizada no Cuito (Angola) e promovida pela UNEATLANTICO e FUNIBER. Na reunião, Chissende explicou como as universidades irmãs de Angola e Santander trabalham no campo da comunicação de uma forma coordenada, cooperativa e de feedback.

Depois disso, as representantes angolanas visitaram a residência da Universidade, onde mantiveram contacto com cerca de dez estudantes angolanos da UNEATLANTICO. Tiveram uma rica troca de opiniões sobre os laços culturais e académicos entre Angola e Espanha e as possibilidades de os reforçar.

Da mesma forma, a Assessora Gomes explicou aos estudantes os diferentes serviços que a Embaixada de Angola presta aos seus nacionais que estudam na Espanha.

Finalmente, Marlene Gomes e Cristina Barbosa encontraram-se com o reitor da Universidade Rubén Calderón e com Olga Agüero, professora da UNEATLANTICO, decana do Colégio de Jornalistas da Cantábria e chefe de imprensa do Parlamento regional.