Nesta secção

Delegação chefiada pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior visita a Universidade Internacional do Cuanza

21 Julho, 2022

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) recebe a visita de uma delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação (MESCTI), encabeçada pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Dr. Eugénio Adolfo Alves da Silva.

A visita realiza-se no âmbito do cumprimento do programa de supervisão às instituições de ensino superior, com vista a acompanhar o seu andamento, bem como a conformidade com os instrumentos, normas e princípios que regem o subsistema de ensino superior em Angola. Outrossim, auferir o funcionamento de todos os departamentos e áreas que conformam a Universidade Internacional do Cuanza, neste seu primeiro ano desde a sua inauguração.

A comissão de supervisão recebida na Província do Bié pelo Vice-governador para o sector Técnico e Infraestruturas, José Fernando Tchatuvela, foi liderada pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Dr. Eugénio Adolfo Alves da Silva, acompanhado pelo Director Nacional do Ensino Superior, Dr. Emanuel Catumbela, assim como outros membros dos vários Gabinetes e departamentos do MESCTI. A comissão foi recebida pelo Reitor da UNIC Dr. João Canoquena, acompanhado pelo Secretário Geral Msc. Ibombi Luvunga, o Director Geral de Construção da Torre Alta Engenheiro Jose Antonio Esteban Valdespino e o Director de Sistemas Gelson Ganga.

Na sequência das honras da casa, a comissão reuniu-se na sala de reuniões da UNIC, e lá foram abordadas questões preliminares da visita, como a importância do projecto UNIC para a província do Bié bem como para o aprofundamento das relações bilaterais entre o governo de Angola e o Governo de Espanha, pois que, segundo o Secretário de Estado para o Ensino Superior Dr. Eugénio Adolfo Alves da Silva , “a UNIC é uma instituição de direito privado, mas devemos lembrar-nos que representa um projecto fundamental nas relações entre os dois estados, pois como sabeis, esta universidade contou com o apoio institucional e pessoal de Sua Excelência o Sr. Presidente da República de Angola João Manuel Gonçalves Lourenço e de Sua Majestade O Rei de Espanha Dom Felipe VI, por isso, temos todos que conjuntamente arregaçar as mangas para que cada um, a seu nível e todos coordenadamente trabalhemos em prol do desenvolvimento da qualidade do subsistema de ensino superior Angolano”.

No mesmo momento, o Director do MESCTI Dr. Emanuel Catumbela, realça que a investigação científica será um elemento a considerar, assim como a extensão universitária no aspecto da qualidade de ensino em Angola.

A comissão do MESCTI foi conduzida aos mais de 11 hectares de espaço, para visitar as obras das futuras instalações, onde se destacam o refeitório com a capacidade para quatrocentos estudantes em simultâneo, laboratórios e as residências universitárias. Na ocasião o Engenheiro Jose Antônio Valdespinobb, Director de Construções da Torre Alta, empresa construtora da UNIC afirmou que as residências universitárias serão construídas em módulos cada um com a capacidade para três estudantes, e que o objectivo com estas construções é de garantir espaços cômodos para habitação dos estudantes, facilitar a mobilidade casa-universidade e fundamentalmente garantir habitações com qualidade a preços competitivos e diferenciados dos praticados na cidade do Cuito actualmente. A comissão do MESCTI louvou a iniciativa e encorajou o avanço do projecto.

Na ocasião, a Delegação do MESCTI pôde consultar a secretaria académica para averiguar o funcionamento e a conformidade da gestão académica e processual, e no final da visita auscultou os coordenadores de cursos, docentes, trabalhadores não docentes e estudantes.