Nesta secção

UNEATLANTICO, da Rede FUNIBER, recebe o Embaixador da República de Angola na Espanha

25 Março, 2024

O Dr. Alfredo Dombe, Embaixador de Angola no Reino da Espanha, visitou a Universidad Europea del Atlántico (Universidad Europea del Atlántico, UNEATLANTICO) onde foi recebido pelas autoridades da universidade e pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), instituição que promove a articulação do espaço multinacional da Iberofonia por meio da cooperação educacional, cultural e técnica. O alto representante angolano participou de uma reunião de negócios realizada na universidade.

A reunião contou com a presença do embaixador, do reitor da UNEATLANTICO, Dr. Rubén Calderón, Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e Iberofonia, Dr. Emilia Almeida, conselheira econômica da embaixada e membros da Society for the Desenvolvimento Regional da Cantábria (SODERCAN). Nesse contexto, os representantes participaram de empresas espanholas da região de Cantabria que contribuíram para a construção do Universidad Internacional do Cuanza (UNIC), uma instituição educacional da rede FUNIBER. Esse projeto universitário promovido pela FUNIBER em Angola é uma instituição irmã da UNEATLANTICO, e faz parte da rede educacional intercontinental que promove a mobilidade estudante.

Os temas centrais discutidos durante a visita foram a cooperação educacional e os horizontes profissionais que projetos como UNEATLANTICO e UNIC geram. Este último, localizado na cidade de Cuito, na província do Bié, é uma instituição comprometida com o desenvolvimento da juventude e da sociedade angolana. Ao mesmo tempo, a FUNIBER desenvolve sua missão em favor das sociedades e faz uso de vínculos com centros universitários para oferecer uma formação universitária global, com especial ênfase nos países de língua espanhola e portuguesa.

O embaixador e sua comitiva também visitaram a residência universitária da UNEATLANTICO que, localizada a 500 metros do campus da universidade, tem capacidade para abrigar 350 alunos e atualmente recebe estudantes de várias nacionalidades. O Dr. Dombe se reuniu com estudantes angolanos que cursam vários cursos de engenharia na universidade.

A visita do Dr. Alfredo Dombe resulta de uma relação de amizade e cooperação entre Espanha e Angola no contexto da maior aproximação dos países da Iberofonia. Essa relação ficou evidente em eventos como o Premio Archiletras a la Universidad del Año otorgado a UNIC en el 2023. O diplomata angolano presidiu uma recente mesa redonda, da qual a FUNIBER participou diretamente, por ocasião do primeiro aniversário da histórica visita do Rei e da Rainha da Espanha à República de Angola.