Nesta secção

UNIC recebe visita magna do ex-vice-presidente de Angola, Dr. Bornito de Sousa

04 Março, 2024

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) recebeu no último dia 17 de Fevereiro a visita do ex-vice-presidente de Angola, o Dr. Bornito de Sousa, quem actualmente preside a Fundação Bornito de Sousa (FBS). A visita também foi acompanhada do Embaixador da Espanha em Angola, Dom Manuel Lejarreta, bem como do Reitor da UNIC, Dr. Carlos Roberto Jélvez Martínez, do Governador Provincial, Eng. Alfredo Pereira, do Administrador Municipal, Dr. Abel Guerra, do  Director de Relações Institucionais da FUNIBER, Dr. F. Álvaro Durántez .

Na ocasião, foram apresentadas algumas instalações da universidade para as autoridades presentes, suas respectivas comitivas e os professores do curso de Enfermagem da UNIC. Ficou a cargo do professor da disciplina de Enfermagem Clínica, Msc. João Victor Calvo, realizar a exposição do Centro de Simulação de Clínica Avançada e do Hospital de Campanha que estão sendo preparados para as aulas práticas do curso nos próximos períodos letivos. Nesta mesma senda, as autoridades conheceram as salas de aula da UNIC, a biblioteca universitária e o Ágora Reis de Espanha.

Durante a visita, comentou-se sobre o Acordo Quadro de Colaboração entre a UNIC, a Fundação Bornito de Souza e a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), que fora firmado na Espanha aos 18 de janeiro do ano corrente. O acordo, que visa a realização de actividades voltadas ao Ensino Superior com a finalidade de compartilhar maior interesse e promoção do conhecimento e vínculo entre os países de língua espanhola e portuguesa nos diferentes continentes, realçando a identidade e a dimensão africana (particularmente angolana) dos povos da Iberofonia por meio das populações afrodescendentes que fazem parte das nações ibero-americanas. 

O Reitor da UNIC, Dr. Carlos Roberto Jélvez Martínez declarou que este é mais um sinal do empenho da UNIC e da FUNIBER em implementar medidas concretas que contribuam para a promoção de fluxos regulares, seguros e ordenados de pessoas no espaço angolano, designadamente no Cuito e a província do Bié, permitindo também dar resposta às necessidades de mão de obra e enfrentar os novos desafios para o desenvolvimento regional. 

Ademais, o ilustre Embaixador do Reino de Espanha em Angola, Don Manuel Lejarreta sustentou que os progressos observados quanto às parcerias estabelecidas são fruto do empenho e rigor institucional pelas partes comprometidas.