O estudante do curso de Jornalismo da Universidade Internacional do Cuanza, Samuel Vilarinho Sabino, ganhou o prémio provincial de jornalismo na categoria de Rádio, edição 2021, numa cerimónia promovida pelo Governo da província do Bié e teve lugar no dia 18 de Dezembro, na cidade do Cuito.
A premiação foi testemunhada pelo Governador da província, Engenheiro Pereira Alfredo, e nomeou os vencedores nas categorias de televisão, imprensa, fotojornalismo e rádio, esta última atribuída a Samuel Vilarinho, estudante da UNIC, no curso de Jornalismo.
O jovem é jornalista de profissão há onze anos, na rádio Bié, do grupo Rádio Nacional de Angola, efectuou um trabalho investigativo em jornalismo sobre uma temática de grande relevância e actual na província. Durante o mês de Setembro do presente ano, Samuel Vilarinho dedicou-se a estudar sobre o fenómeno de crianças nas ruas e em conflito com a lei. Daí o tema “Desestruturação familiar, porta para a violência e o crime”, tema que o levou a vencedor do prémio jornalismo na categoria de rádio.
Falando em nossa reportagem, Samuel Vilarinho, afirmou que o tema surge na tentativa de encontrar a causa do elevado índice de criminalidade que acomete a cidade do Cuito. O objetivo, explicou, foi aprofundar o porquê de tanta criminalidade e o número de crianças nas ruas, estará na base porque segundo ele, “uma criança na rua, corrompida, é um potencial marginal no futuro”.
O estudante vencedor do prémio provincial de jornalismo na categoria de rádio, é licenciado em Ciências Políticas, e afirmou que a necessidade de se especializar na área em que actua, motivou-lhe a estudar Jornalismo, e que é na UNIC onde encontrou um diferencial académico mais agregador que precisa para a sua formação.
Samuel Vilarinho Sabino concluiu que a UNIC era uma necessidade que o Bié tinha para se tornar em uma província académica, e como jornalista e estudante continuará a dar o melhor de si para o engrandecimento da Universidade e da província, aconselhou aos seus colegas ao exercício de um jornalismo “Responsável, isento” e a ter boa conduta.