Nesta secção

O rei da Espanha impõe a Ordem de Carlos III ao director da Cátedra FUNIBER, na qual participa a UNIC

16 Novembro, 2022

No dia 7 de Novembro, os reis da Espanha, Filipe VI e Letizia, receberam no Palácio da Zarzuela, Madri, o director da Cátedra FUNIBER, Frigidiano Álvaro Durántez Prados, que foi membro do Conselho de Estudos e Relatórios da Casa de Sua Majestade o Rei, no período de 2009 a 2022.

Na mesma ocasião, em reconhecimento dos serviços prestados à Coroa e à Espanha durante esse longo período, o rei concedeu ao Dr. Durántez a Ordem de Carlos III no grau de Comenda. A Real e Distinta Ordem Espanhola de Carlos III é a principal condecoração civil do Reino de Espanha.

Frigidiano Durántez esteve recentemente na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), onde realizou a conferência internacional sobre a Comunidade Iberófona, subordinada ao tema a Comunidade dos Países de Língua Espanhola e Portuguesa e a acção de Angola: uma oportunidade estratégica.

O Dr. Frigidiano Álvaro Durántez exerce as funções de director de Relações Institucionais da Fundação Universitária Ibero-Americana e da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, na qual a UNIC participa, e, é professor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO).

A Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-Americanos e Iberofonia, é a primeira Cátedra do mundo de Estudos Pan-Ibero-Americanos e Iberofonia, com um caráter interdisciplinar, interuniversitário e intercontinental, e constitui uma decisão estratégica e histórica, cujo propósito é favorecer o progresso de todos os povos e países de língua espanhola e portuguesa do mundo, algo que também prevê beneficiar a Comunidade Internacional como um todo.

Dessa feita, Prados tem centrado a sua actividade na maior presença da FUNIBER no espaço multinacional da Iberofonia, conjunto de países de língua espanhola e portuguesa de todos os continentes, bem como no estabelecimento de relações institucionais com entidades de alto nível e organizações nacionais e internacionais da América, África e Europa.

Na mesma senda, na área universitária e formativa da Fundação e da sua Rede de universidades colaboradoras, promove a geração de cursos e programas académicos na área das Ciências Humanas e Sociais, sempre numa perspectiva iberófona e pan-ibérica.