Nesta secção

Estudantes do Instituto médio politécnico AGP no Bié visitam obras da UNIC

12 Abril, 2021

Um grupo de estudantes finalistas do Instituto médio politécnico AGP no Bié, ligados aos cursos Técnicos de Informática Gestão e de Ambiente e Controlo da Qualidade visitou na passada segunda-feira, 29 de março, o “campus” universitário com finalidade de conhecer e ter um contacto físico com as instalações da Universidade Internacional do Cuanza, saber do seu funcionamento, condições técnicas que a Universidade oferece, assim como sua abertura.

Após a chegada, os estudantes e professores foram recebidos pelo Presidente da UNIC, Victorino Baião na companhia do Diretor Geral de obras, engenheiro Angel Bernal, que estenderam as boas-vindas, na sequência foram distribuídos os materiais securitários como coletes refletores e capacetes. O Diretor de obras guiou a visita e, durante apresentação destacou que o “campus” vai ser construído em cinco (5) fases todo revestido com circuito cerrado de televisão para vigilância, terá residências para estudantes, campos de desportos, restaurante, auditórios, edifício para manutenção, parque de estacionamento, espaço verde entre outros.

Em seguida os estudantes conheceram os compartimentos de dois edifícios que estão a 90% de conclusão física, como sala de aulas, laboratórios, salas de professores, sala de apoio aos alunos, banheiros e biblioteca. Em uma das salas de aulas, os estudantes tiveram a primazia de se assentar em carteiras devidamente organizadas, o presidente falou do funcionamento da Universidade, mencionou os acordos de colaboração que a Universidade Interacional do Cuanza celebrou com outras instituições dentro e fora do país para garantir uma formação prática e de qualidade aos seus alunos.

O director de Sistemas da UNIC, engenheiro Gelson Ganga, na sua abordagem elucidou sobre o sistema tecnológico que revestirá o “campus” universitário, que segundo ele, é factor-chave para o ensino e aprendizagem na Universidade Internacional do Cuanza.

Os estudantes questionaram sobre os dormitórios, bolsas de estudos e consequentemente o Director com o auxílio do Presidente esclareceram. Por seu turno, Amós, estudante do curso de Ambiente questionou sobre a questão do impacto ambiental na projeção da UNIC. Em resposta, o Engenheiro Angel Bernal e o Doutor Victorino Baião, explicaram que a construção da Universidade respeita o meio ambiente, acrescentaram ainda que não foram derrubadas árvores, o material que sobra é reservado em local específico, são construídas as fossas cépticas de renovação, além disso, a universidade vai plantar árvores para contribuir na segurança do meio ambiente.

Os professores e estudantes fizeram uma avaliação positiva da visita afirmando que foi prestigioso conhecer o maior “campus” da província, sublinhando que a Universidade apresenta robustez técnica e tecnológica de um projecto moderno que vai contribuir significativamente na qualificação profissional dos estudantes. O secretário do Instituo AGP, enfatiza que a UNIC chegou no período certo e a província sai a ganhar, descreveu que o Bié fará frente as outras províncias consideradas academicamente desenvolvidas no país, no sentido de convidar pessoas que serão atraídas pela oferta formativa da UNIC.