Nesta secção

Reitor da UNIC se reúne com embaixador chileno e chefe da Divisão de Oriente Médio e África para cooperação educacional

12 Abril, 2024

O Reitor da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), Dr. Carlos Roberto Jelvez Martinez, esteve no mês de janeiro de 2024 nas instalações do Ministério Relações Exteriores do Chile onde se reuniu com o Embaixador e Chefe da Divisão de Oriente Médio  e África, o Dr. Juan Manuel Pinto Vasquez . Durante o encontro, discutiu-se sobre o Programa Nelson Mandela de Bolsas oferecidas pelo governo chileno para estudantes e profissionais de Angola, Moçambique e África do Sul.

 
Durante o encontro, o Embaixador expressou o desejo de ampliar e fortalecer os laços que permitam o aprofundamento de laços políticos, económicos, culturais e científicos, além da cooperação entre a nação chilena e os países da região. Segundo o Dr. Vasquez, ao longo da última década, o Chile tem avançado gradualmente na expansão das relações com os países africanos. Ele recordou que desde 2013, foram abertas embaixadas chilenas na República do Gana e na República Federal Democrática da Etiópia, elevando para o total de sete missões diplomáticas residentes no continente africano (Argélia, Egipto, Etiópia, Gana, Quénia, Marrocos, África do Sul e Chade ) a partir dos quais se estabelecem relações com outros países do continente.


O Chile apresenta um histórico de relações diplomáticas com os países africanos, já que desde 2007 é o Estado Observador da União Africana, o que lhe permite compreender melhor as potencialidades promissoras do continente, além de abordar, a partir desta plataforma, os seus 55 Estados Membros. À exemplo disto, consta a activação de consultas políticas que tem gerado espaços de cooperação com as nações africanas em assuntos tão diversos como o desenvolvimento institucional e sustentável, o desenvolvimento social, a mineração, a gestão de recursos hídricos, a agricultura, a aquicultura, entre outros. 


Nesta senda, um dos trabalhos de cooperação de sucesso, estabelecido pelo Chile em 2015, foi o Programa de Bolsas República do Chile - Nelson Mandela, coordenado pela Agência Chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID), que visa contribuir para a formação de capital humano avançado, que tem beneficiado estudantes e profissionais da Angola, Moçambique e África do Sul.


Para o reitor da universidade, essa aproximação é oportunidade ímpar para fortalecer a missão de excelência acadêmica da Universidade Internacional do Cuanza em relações bilaterais com o Chile, contribuindo para o desenvolvimento integral da comunidade acadêmica e da sociedade em geral, a partir de uma possível cooperação que poderá incluir intercâmbio de estudantes, projetos de pesquisa conjuntos e outras atividades acadêmicas e culturais de interesse mútuo.