Nesta secção

A UNIC apresenta o programa de dupla-titulação Angolana-Espanhola para os seus estudantes do terceiro ano

30 Outubro, 2023

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) realizou, na passada sexta-feira, 27 de Outubro do ano em curso, a apresentação do Programa interuniversitário da dupla-titulação Angolana-Espanhola, um projecto oferecido pela UNIC, em colaboração com a Universidade Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

O encontro reuniu estudantes do terceiro ano das licenciaturas em Engenharia Eléctrica, Química, Industrial, Administração e Gestão de Empresas, Psicologia das Organizações e Jornalismo. Nessa ocasião, os estudantes receberam informações detalhadas sobre o programa de mobilidade, assim como as potencialidades da formação com dupla-titulação da UNIC.

O acto de apresentação foi dirigido pelo Professor Joel Barreto, Director do Curso de Administração e Gestão de Empresas, que abordou sobre aspectos gerais e específicos do programa. O docente destacou o convênio estabelecido entre a UNIC e a UNEATLANTICO, para sustentar o plano da Dupla-titulação.

O professor esclareceu também que o programa de mobilidade internacional e os seus benefícios foi possível, graças à cooperação entre as duas instituições acima referenciadas e a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). “O objectivo é possibilitar a mobilidade académica internacional e a obtenção da titulação espanhola, através da UNEATLANTICO para os estudantes da UNIC, nos cursos que possuem correspondências na nossa Universidade parceira espanhola. Trata-se de uma oportunidade ímpar para os nossos estudantes, pois, além de experiências incríveis que só uma mobilidade internacional pode proporcionar, poderão se tornar mais competitivos e preparados para o mercado de trabalho cada vez mais exigente”, descreveu Barreto.

No âmbito institucional, o professor destacou que com essa mobilidade, a UNIC dá um passo a mais para a ampliação da sua internacionalização.

Entre as curiosidades dos estudantes destacou-se a relação de convalidação dos créditos, o trabalho de fim de curso, emolumentos, propinas e alojamento. Os estudantes estão entusiasmados e com grande interesse em participar do programa internacional. Na mesma ocasião puderam assistir à apresentação de um vídeo fotografando o Campus Universitário da UNEATLANTICO, com a explicação do Professor daquela Universidade, Dr. Juan Luís Vidal Mazón. Com o vídeo, os estudantes tiveram um vislumbre da realidade da Universidade, da residência estudantil e de uma maneira geral, da cidade de Santander.

Dorcas Marilaine Ferreira, estudante de Engenharia Química afirmou estar satisfeita após conhecer mais sobre o programa. Para si, a Dupla-Titulação oferece muitas vantagens como a integração de línguas, cultura e o próprio conhecimento.

A estudante Maria do Céu, afirmou estar interessada ao programa desde o princípio da sua formação, e considera uma oportunidade muito grande, porquanto a dupla-titulação oferece o privilégio de os estudantes, quando profissionais terão a chance de trabalhar em outros países da Europa. “Do ponto de vista académico vou adquirir muito conhecimento, sendo que aqui estou a fazer Engenharia Química, e na Espanha cursarei Engenharia de Organização Industrial, uma formação que vai complementar a Engenharia que estou a estudar; profissionalmente teremos a oportunidade de trabalhar fora de África, conhecer novos países e novas culturas”, detalhou Maria.

Com a Dupla-titulação, os estudantes matriculados nos programas de graduação, na UNIC poderão finalizar os seus estudos na Espanha, convalidando créditos já estudados em Angola e recebendo uma segunda titulação espanhola do curso, com todos os requerimentos exigidos pelos programas administrados pela União Europeia. Para isso, deverão realizar uma estância mínima de 1 ano e meio no Campus da UNEATLANTICO, Espanha.

Esta é uma grande possibilidade para ampliar conhecimentos e principalmente, vivenciar na primeira pessoa uma prática académica no exterior. A Universidad Europea del Atlántico (Espanha) conta com toda a estrutura necessária para receber os nossos alunos, que poderão alojar-se na residência estudantil, que dista a 5 minutos a pé do Campus Universitário, onde serão protagonistas dessa incrível experiência internacional.

O acto de apresentação contou com a presença do Reitor da UNIC, Dr. Carlos Jélvez Martínez, António Sicato, Secretário Geral, Jorge Molina, Decano da Faculdade de Engenharia, Isabel Acosta, Directora do Curso de Engenharia Química, John Navarro Director do Curso de Engenharia Eléctrica e Bernardo Chissende, Director do Departamento de Comunicação da UNIC.